Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STJ reconhece a possibilidade de revisão dos valores das Astreintes

Publicado por Guilherme Leroy
há 3 anos

No dia 07/04/2021, a Corte Especial do STJ julgou os Embargos de Divergência nº 650.536/RJ, interpostos em face de acordão da 4ª Turma que não deu provimento a recurso especial que visava a diminuição do valor de astreintes. O Embargante conseguiu demonstrar o dissídio jurisprudencial em face de decisão da Segunda Seção, no REsp nº 1.333.988/SP, de relatoria do Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, no qual restou definido que as astreintes devem ser reduzidas quando vislumbrada ofensa ao princípio da razoabilidade e ocorrência de enriquecimento ilícito.

Ao julgar os embargos de divergência, a Corte Especial ressaltou que a finalidade das astreintes é conferir efetividade ao comando judicial, coibindo o comportamento desleal da parte contra a qual foi imposta obrigação judicial. Além disso, frisou-se que a decisão que impõe, aumenta ou diminui o valor das astreintes não faz coisa julgada, inexistindo no caso preclusão da discussão dos valores das multas.

A Corte Especial indicou que as astreintes devem observar o princípio da razoabilidade e, por isso, o magistrado poderá rever o seu valor quando forem irrisórias ou excessivas. Para tanto, o magistrado pode agir de ofício ou a requerimento das partes, a qualquer tempo, na forma autorizada pelo CPC no art. 537, § 1º.

Por fim, o órgão colegiado definiu as balizas que devem ser observadas na fixação de astreintes: "i) valor da obrigação e importância do bem jurídico tutelado; ii) tempo para cumprimento (prazo razoável e periodicidade); iii) capacidade econômica e de resistência do devedor; iv) possibilidade de adoção de outros meios pelo magistrado e dever do credor de mitigar o próprio prejuízo.

Diante da decisão proferida pelo STJ, cabe refletir se o intuito coercitivo das astreintes permanecerá o mesmo, já que o não pagamento pode ser revertido a qualquer tempo. Isto é, continuar inadimplente e permitir que os valores alcancem parâmetros excessivos pode ser vantajoso e levar à futura redução. Será que revisar o valor de astreintes posteriormente, sem recurso imediato, não gera desvalorização do próprio poder jurisdicional?

  • Publicações38
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações199
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-reconhece-a-possibilidade-de-revisao-dos-valores-das-astreintes/1198818293

Informações relacionadas

Renata Valera, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de embargos de declaração

Raoni Boaventura Advogado, Advogado
Notíciashá 7 anos

STJ define critérios para fixação de astreintes

Emily Silva Araujo, Advogado
Modeloshá 2 anos

Petição de Descumprimento de Liminar - Obrigação de Fazer

Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
Modeloshá 6 anos

Descumprimento de ordem judicial: Veja 5 medidas para tornar efetiva uma decisão

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Entendo que a decisão pode gerar uma insegurança jurídica pelo fato de possibilitar a revisão da astreinte aplicada. continuar lendo

Acredito que a possibilidade de revisão trará várias discussões desnecessárias e prolongará ainda mais o trâmite dos processos. continuar lendo

certamente uma decisão para favorecer grandes escritorios de advocacia e grandes empresas. continuar lendo