Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Inovações no Poder Judiciário brasileiro: Juízo 100% Digital e Balcão Virtual

Publicado por Guilherme Leroy
há 3 anos

Sabe-se que o século XXI tem sido marcado por um avanço tecnológico exponencial – enquanto em 2001 assistia-se a DVDs, hoje estamos diante dos serviços de streaming, tais como a Netflix. Em 20 anos, uma revolução na forma de oferecer produtos, prestar serviços e realizar negócios. Em meio a essas mudanças, o serviço público também é impulsionado a corresponder aos anseios da sociedade contemporânea. É nesse sentido que estão sendo implantadas medidas no Poder Judiciário brasileiro, notadamente diante da possibilidade tecnológica e da necessidade diante da atual conjuntura.

Em 09/10/2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução nº 345[1], instituindo o “Juízo 100% Digital”. O programa prevê a possibilidade de um processo judicial tramitar exclusivamente de modo virtual, inclusive as ações ajuizadas antes de sua vigência, desde que haja requisição de conversão. A resolução ainda permite que as partes optem pelo “Juízo 100% Digital” a qualquer momento do processo.

Outro avanço é trazido pela Resolução nº 372 do CNJ, de 12/02/2021, ao criar o “Balcão Virtual”. Este, por sua vez, estabelece plataforma de videoconferência, por meio da qual os Tribunais poderão oferecer virtualmente os serviços de atendimento das suas unidades judiciárias. Dessa forma, busca-se substituir o atendimento presencial realizado até então.

É possível observar que os desafios e as restrições trazidas pela pandemia da COVID-19 serviram como impulso para que se aproveitasse melhor as ferramentas tecnológicas disponíveis. Nota-se também que a modernização, se contar com o investimento e for adequadamente utilizada, poderá reduzir a morosidade associada ao Poder Judiciário brasileiro. Dessa forma, espera-se obter avanços na busca por uma prestação jurisdicional de maior eficiência.


[1] https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3512

  • Publicações38
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações277
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inovacoes-no-poder-judiciario-brasileiro-juizo-100-digital-e-balcao-virtual/1202926276

Informações relacionadas

Heleiny Figueiredo, Bacharel em Direito
Modeloshá 4 anos

[Modelo]Ação de alimento

Renan Alcantara Motta Coelho, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação de obrigação de fazer e danos morais

Saj Estagiários, Estudante de Direito
Modeloshá 11 meses

Pedido de Localização: Endereço do Executado

Jean Nunes, Advogado
Artigoshá 3 anos

Multa penal: natureza jurídica, cobrança, prazo para pagamento e legitimidade para execução?

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Entenda como funciona a execução da pena de multa

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito interessante as inovações propostas pelo CNJ! continuar lendo

Ainda tenho um certo receio sobre a utilização do Juízo 100% Digital na prática. continuar lendo

Já tive várias experiências positivas no Balcão Virtual! continuar lendo