Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ reconhece a penhorabilidade de recursos obtidos por faculdade na recompra de títulos do FIES

    Publicado por Guilherme Leroy
    há 3 anos

    No julgamento do Recurso Especial nº 1.761.543, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que são penhoráveis os recursos obtidos por faculdades após recompra pelo Fies de títulos não utilizados para pagamento de contribuições estipuladas no art. 10, caput e § 3º da lei 10.260/2001[1].

    No caso em tela, o recurso foi interposto por instituição de ensino superior privada que alegou violação art. 833, IX do CPC[2] na referida penhora. Isso porque os créditos recebidos teriam aplicação compulsória à área da educação, nos termos do art. 9º[3] da lei supracitada.

    Entretanto, a Corte entendeu que o dispositivo do CPC não poderia sofrer interpretação extensiva, já que possibilitaria “manobras capazes de inviabilizar a satisfação do crédito dos credores das mantenedoras das IES”.

    Nesse sentido, estabeleceu-se distinção entre os certificados emitidos pelo Tesouro Nacional (CFT-E) e os valores decorrentes da recompra destes pelo Fies. No último caso, não há vinculação legal à aplicação dessas quantias. Logo, estas não possuem destinação compulsória à educação, tornando-se penhoráveis, conforme entendimento do STJ.


    [1] Art. 10. Os certificados de que trata o art. 7o serão utilizados para pagamento das contribuições sociais previstas nas alíneas a e c do parágrafo único do art. 11 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, bem como das contribuições previstas no art. 3o da Lei no 11.457, de 16 de março de 2007. (...) § 3o Não havendo débitos de caráter previdenciário, os certificados poderão ser utilizados para o pagamento de quaisquer tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, e respectivos débitos, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, exigíveis ou com exigibilidade suspensa, bem como de multas, de juros e de demais encargos legais incidentes.

    [2] Art. 833. São impenhoráveis: (...) IX - os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social;

    [3] Art. 9º Os certificados de que trata o art. 7o serão destinados pelo Fies exclusivamente ao pagamento às mantenedoras de instituições de ensino dos encargos educacionais relativos às operações de financiamento realizadas com recursos desse Fundo.


    • Publicações38
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-reconhece-a-penhorabilidade-de-recursos-obtidos-por-faculdade-na-recompra-de-titulos-do-fies/1232504640

    Informações relacionadas

    Guilherme Leroy, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    A audiência de mediação ou conciliação pode contribuir com a efetividade e celeridade processual?

    Guilherme Leroy, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Nova Lei de Licitações altera o Código de Processo Civil - CPC

    Guilherme Leroy, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Primazia do julgamento do mérito recursal e jurisprudência defensiva - ainda existe conflito na prática?

    Guilherme Leroy, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    STJ decide que o CPC/15 autoriza a "reconvenção à reconvenção"

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)